Bombinhas e o barulho que deu origem ao seu nome
Bombinhas recebeu esse nome por causa do barulho que a areia da sua praia principal faz quando se anda descalço sobre ela. O fato ocorre devido à presença de fissuras de areia de quartzo branca e muito fina que, em contato com os pés, causam o barulho.
Bombinhas é um pequeno município localizado na parte norte do Estado de Santa Catarina, que recentemente obteve sua emancipação política, tornando-se um símbolo turístico do litoral daquele Estado. São mais de 18 praias, algumas delas ainda desertas – com acesso exclusivo por mar – e que proporcionam banhos relaxantes, passeios de barco e escunas, além da prática de diversos esportes aquáticos. Com uma localização privilegiada e uma infra-estrutura notável para o turismo ecológico e subaquático, Bombinhas se estabeleceu como um dos pontos de mergulho mais procurados do sul do Brasil.
As inúmeras agências de turismo locais promovem passeios diários, levando os visitantes a fazer excelentes mergulhos nos principais pontos da região, como a Reserva do Arvoredo, a Ilha de Gales e a Ilha Deserta, sempre com conforto e segurança. A cidade também oferece uma abundante oferta gastronómica e noites de dança divertidas.
Dados da cidade de Bombinhas
Estado: Santa Catarina
Região: Sul
População: 8.716 habitantes
DDD: (47)
Distâncias:
Porto Belo: 9 Km.
Balneário Camboriú: 41 Km.
Itajaí: 52 Km.
Florianópolis: 79 Km.
Blumenau: 89 Km.
Curitiba: 261 Km.
São Paulo: 663 Km.
Rio de Janeiro: 1.021 Km.
Como chegar por rodovia: Saindo de Florianópolis, pela BR-101, siga até o ponto de acesso a Porto Belo, entre na rota SC 412 e após 15 km você chegará a Bombinhas.
Por via aérea: Aeroporto Navegantes, a 56 km, operando vôos domésticos com as principais companhias aéreas brasileiras, ou Aeroporto de Florianópolis, a 79 km, com vôos domésticos e internacionais.
Por Mar: Porto de Itajaí e Porto Belo, onde ancoram navios de carga e cruzeiros marítimos, com desembarque de passageiros para visitas ao município.
ATRAÇÕES:
Reserva Biológica Marinha do Arvoredo
As ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta, Calhau de São Pedro e Piedra Nocetti fazem parte deste património ecológico nacional. São um total de 17.800 hectares de indescritível beleza. Sítio arqueológico, histórico e ecológico, a Reserva é um centro importante para o estudo científico da fauna e flora marinhas, bem como um local de reprodução natural de várias espécies de aves migratórias. É também considerada uma das melhores áreas para mergulho ecológico no Brasil, devido à grande biodiversidade da vida marinha na área.
Parque Municipal Monte del Macaco
Está localizado no bairro de Canto Grande, a uma altitude de cerca de 153 metros, com acesso por um caminho panorâmico bem preservado e pouco íngreme. Do alto da montanha pode-se ver o arquipélago do Arvoredo e as belas enseadas de Mariscal e Zimbros. A Ilha Macuco, zona de águas calmas, faz parte do Parque e é muito apreciada por mergulhadores e pescadores amadores.
A montanha é um reduto de uma das mais famosas e belas orquídeas brasileiras, a Laelia roxa, escolhida como o símbolo de Santa Catarina. Devido às correntes térmicas favoráveis, é um lugar favorável ao vôo livre e aos saltos de parapente, que unem a aventura ao belo visual, ainda mais encantador ao amanhecer e ao entardecer.
Mirador Eco 360º
Está localizado no acesso à praia da Tainha, e oferece uma maravilhosa vista panorâmica do município. O acesso de carro pode ser feito pelas praias de Canto Grande e Conceição, exigindo muita atenção em dias de chuva..
Parque Municipal La Galheta
Importante área remanescente de Mata Atlântica, com rica biodiversidade e paisagem É um ponto de referência para o bairro de Bombas.
Mergulho na Ilha do Arvoredo
É considerado um dos melhores lugares para mergulhar na Região Sul do país. O acesso é controlado pelo IBAMA, pois faz parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo; não é permitido o desembarque na ilha nem a coleta de qualquer objeto.
A viagem até ao local de mergulho demora cerca de 2 horas, e o passeio pode ser cancelado ou adiado de acordo com as condições do vento e a agitação do mar. Oferece atividades para mergulhadores já qualificados e também para iniciantes – que fazem o “batismo”, um mergulho que não requer experiência prévia e para o qual são ajudados por instrutores.
PRAIAS
Praia Quatro Ilhas
Esta praia, cuja formação está em constante mutação, é procurada por aqueles que gostam de praticar o “yacaré” que consiste em deslizar na crista da onda na direcção do seu movimento, avançando com ela na direcção da praia; e que também gostam de conversar nos barzinhos que estão ao lado da praia. Possui restaurantes e bares dos mais diversos tipos. Na costa esquerda há um parque de campismo que só funciona no Verão, por outro lado, é o que acontece com quase todos eles na região. De lá você pode ver as quatro ilhas que lhe deram o nome: Galés, Deserta, Macuco e Arvoredo, que formam a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.
Praia de Bombinhas
A praia mais animada do município, Bombinhas oferece um mar calmo, com águas cristalinas e apto para a natação. Em seus quase mil metros de extensão, ainda existem fissuras de areia branca e muito fina de quartzo que, ao entrar em contato com os pés, provoca um ruído; a este fato é atribuído o nome do município. Há também vários bares, restaurantes e pousadas junto à praia, para atender a todos os gostos e bolsos. Uma visita à Vila do Engenho, um museu vivo da cultura das Ilhas dos Açores, também é obrigatória. Aqui você pode ver um engenho de cana de açúcar trabalhando e produzindo melado e outro fazendo a melhor farinha de mandioca do Brasil.
A pequena baía que emoldura as águas cristalinas da praia de Bombinhas tem um belo ponto de referência na Punta do Zarling. Ainda não ocupado, oferece um belo visual para quem o visita, seja por terra, mar ou ar. É possível ir em passeios de barco e mergulhar lá.
Praia de Bombas
É a praia mais familiar de Bombinhas e tem bons hotéis e restaurantes. Com 2 km de extensão, suas areias são limpas e as águas são descontaminadas, oferecendo toda a estrutura para desfrutar de agradáveis férias. Possui vários restaurantes de frente para o mar, que servem de apoio aos turistas. A sua costa é ocupada principalmente por casas de verão. É a primeira praia a ser vista por quem chega ao município via Puerto Belo e sua paisagem monumental já pode ser admirada de lá.
Praia do Ribeiro
Localizada entre as praias de Bombas e Bombinhas, tem uma extensão de pouco mais de 200 metros e é ideal para quem procura tranquilidade para seu banho de mar e sol. Pode ser alcançado por caminhos ao longo da costa, partindo de Bombas e Bombinhas, ou por um acesso terrestre, partindo da avenida principal.
Praia do Trapiche
É o centro náutico de Bombinhas. A partir daí partem vários barcos, sendo também o ponto de partida das escolas de mergulho do município.
Praia Lagoinha
Silencioso e adequado para quem deseja começar a mergulhar, tem uma loja de sanduíches que completa o delicioso dia de entretenimento.
Praia dos Ingleses
Tem 100 metros de comprimento. Há um parque de campismo com cabanas e um restaurante. O acesso para carros e pedestres é feito a partir da costa, diretamente da praia de Bombinhas. É um bom lugar para a prática do mergulho e da pesca desportiva.
Praia da Atalaia
Com 150 metros de praia bem protegida, está situada entre as Ilhas Morro de Cuatro e a praia de Mariscal. Geralmente, é o destino daqueles que caminham ao longo desta última praia mencionada. Tem uma pousada e um parque de campismo.
Praia Mariscal
Tem 4 km e é ideal para banhos e caminhadas, sendo muito procurada por surfistas e pescadores de elenco. Na praia de Mariscal, há também bons hotéis e pousadas.
Praia da Conceição
Separada da praia de Mar de Fora pela ilha grande no cantito, tem um lugar para a partida dos barcos privados de pesca e entretenimento. Zona de diversão comunitária, com piscina natural e costa apropriada para o mergulho.
Praia Canto Grande
A pequena vila de Canto Grande, localizada em um istmo do município de Bombinhas, é sem dúvida um dos redutos da costa brasileira para aqueles que estão em busca de paz e tranqüilidade. Esta pequena aldeia – com cerca de 800 habitantes – é formada principalmente por pescadores, criadores de frutos do mar e seus descendentes que se orgulham de serem chamados de “nativos”. Muitos ainda mantêm vivas as tradições herdadas dos seus antepassados, como o Boi-de-Mamão, o Terno-de-Reis, a Farra del Buey e a pesca artesanal, proporcionando aos veraneantes e eventuais turistas o prazer de apreciar um bom camarão ou uma anchova fresca.
O centro da aldeia fica ao pé do Monte del Macaco. A vista do topo da montanha é esplêndida: ao Norte, as praias das Ilhas Mariscal e Cuatro; ao Leste, as ilhas da Reserva Biológica do Arvoredo (Galé, Arvoredo, Deserta); a Oeste, a Baía de Zimbros; e ao Sul, a Ilha de Santa Catarina. Um passeio pela trilha da Tainha, às margens da enseada de Zimbros é outra excelente opção para quem não se contenta apenas com suas praias idílicas: o Mar dos Indoors, o Mar de Fora e a Conceição.
Praia Mar de Dentro y de Fora
A praia de Mar de Fora, localizada no lado leste de Villa del Canto, é adequada para aqueles que preferem um mar mais agitado, com ondas ideais para o surf e “yacaré”: banho de mar em que o banhista desliza na crista da onda na direção de seu planeio, avançando com ele em direção à praia. Suas águas cristalinas lhe dão o título de mais puro e limpo da região; também é procurado pelos seguidores da pesca de fundição. Suas águas, entre os meses de julho e agosto, também servem de refúgio para as baleias que migram da Antártica – um espetáculo à parte. As areias limpas misturam-se com as da praia de Mariscal e constituem o cenário ideal para quem gosta de caminhadas saudáveis.